Dr. Endric Hasegawa
Urologia, Cirurgia Urológica e Robótica.
Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP
A hiperplasia de próstata ou aumento benigno é o crescimento normal do órgão relacionado a idade. Normalmente cursa sem sintomas mas pode causar estreitamento da uretra ("canal") levando a jato de urina fraco e resíduo de urina na bexiga. O tratamento inicial é com medicamentos mas em alguns casos pode ser necessário tratamento cirúrgico.
O Câncer de Próstata surge como um nódulo endurecido periférico, o que o diferencia da hiperplasia. Por esse motivo que o sintoma urinário ocorre com menor frequencia e o toque assume grande importância no diagnóstico.
As "pedras no rim" são encontradas em 10-15% da população sendo na maioria das vezes assintomáticos. A cólica surge quando o fragmento se desloca para o ureter (figura) de modo a provocar lesão ou obstrução. O tratamento depende da localização, da dor, do tamanho e da dureza da "pedra".
A Fimose é a dificuldade de exposição da glande devido a presença de anel em prepúcio (pele). O tratamento clássico é a cirurgia porém atualmente o tratamento tópico (creme) tem sido utilizado com sucesso em casos selecionado.
Varicocele é a dilatação das veias ao redor do testículo (Plexo pampiniforme). Pode causar dor no testiculo ou infertilidade. Seu diagnóstico é principalmente em exame físico podendo ser complementado por usom. O tratamento principal é a cirurgia.